GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Adolescência em Contexto Escolar: Qual o sentido da Escola na vida do adolescente

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Qual o sentido da Escola na vida do adolescente









A escola é, para o adolescente, o território que acolhe tudo e onde ele se sente à vontade para exercitar as suas (con)vivências. É nesse território que se dão encontros e relações, e, ao mesmo tempo, onde o adolescente questiona os valores e começa a construir seu projecto de vida.
Quem sou eu? O que eu posso ser? O que fazer para ser o que eu quero? O que eu quero para o meu futuro? Como me posso preparar para realizar o meu projeto de vida?
A escola, enquanto geradora de questões, pensamentos, sentimentos e acções, ajuda o adolescente a chegar a essas questões e a procurar as suas próprias respostas. Como uma obra em construção, a adolescência acontece no indivíduo principalmente no terreno da escola, onde o adolescente passa boa parte de seu dia, e cabe a esta, estar atenta e dar resposta às necessidades dos adolescente.
O adolescente passa por uma redefinição da sua imagem corporal. Ele começa um processo de individualização, rompendo vínculos e procurando a sua própria autonomia.
O adolescente também está na fase de comparar valores para estabelecer o seu próprio código de ética.
Na adolescência, o adolescente procura a identificação e segurança em grupos de iguais.
Todos estes movimentos e transformações são vividos pelo adolescente perto dos professores que são os transmissores de novos valores, para comparar com os que trazem de casa, e dos colegas, os quais se tornam uma referência nessa período da vida.
Nesse universo, o adolescente obtém um leque de conhecimentos que lhe interessam: os pedagógicos e as aprendizagens que não estão no currículo - a escola é o principal espaço de construção e partilha de conhecimentos sobre a vida futura.
A família, claro, continua a ser a eterna referência, mas é o tempo de acompanhar tudo com um novo desafio: de perto, mas permitindo aos adolescente enfrentar as novas situações e descobrir as suas potencialidades para enfrentar a vida adulta.
Perante tudo isto, poderá surgir uma questão: Será que a Internet, como palco global de encontro, conhecimentos e relações, não esvazia o papel da escola na formação e educação do adolescente? Não, muito pelo contrário. Com o advento da comunicação via MSN, orkut e outras formas virtuais, o papel dessa referência poder-se-á aprofundar. Porque na escola as relações são "concretas", face a face! E a Net potencializa outras formas de comunicação e de aprendizagem. Assim, ela deverá funcionar como um reforço e complemento da escola presencial.
É neste ambiente que os adolescentes aprendem e se redescobrem no intuito de resolver os seus problemas com independência, ampliando o conhecimento, ouvindo, negociando, cedendo, participando, cooperando, perseverando, respeitando,… Aprendem a serem solidários e conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades. Por outras palavras: têm a possibilidade de se tornarem cidadãos do futuro.


Bom trabalho
Paula Arnaud Dias

2 comentários:

Anónimo disse...

«O que eu posso ser?
O que eu quero para o meu futuro?»

O texto está interessante. Contudo, há uma dúvida que gostaria de ver esclarecida...

As questões, acima transcritas, foram colocadas numa tentativa de verter para a escrita a fraca oralidade dos nossos adolescentes (não de todos, felizmente!)? Ou reflectem apenas a falta de cuidado na construção frásica? Se reparar, há duas redundâncias na colocação das questões.
Se escrever - O que posso ser? - pressupõe-se, desde logo, quem é o sujeito do enunciado. Como é lógico, o «EU» torna-se uma redundância desnecessária, como quase todas, direi mesmo todas, as redundâncias.

Peço desculpa por esta a tornar-me num putativo Provedor do Leitor, mas um blogue deste que versa um assunto tão pertinente deve estar sujeito à crítica construtiva.

Pela Língua Portuguesa (PLP)

Anónimo disse...

Olhando para a adolescência como uma fase de descoberta, de mudança e de transformação vejo a importância e a pertinência deste tema.
A escola, bem como a família converte-se no "espaço" onde o adolescente mais se move e (re)cria a sua personalidade. Daí que o papel da escola na vida do adolescente é muito importante não só como espaço de conhecimento de conhecimentos, mas também de formação e de transmissão e partilha de valores.
Ser professor é um dom...Ser aluno é um desafio...Aprender é uma construção...
Continuem a "caminhar" neste espaço. Este tema não se esgota, está em contínua DESCOBERTA...

PC

Enviar um comentário