GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Adolescência em Contexto Escolar: A importância da família na vida do adolescente

domingo, 20 de dezembro de 2009

A importância da família na vida do adolescente

A importância da família na vida do adolescente

Olá colegas.

Na minha última intervenção, o foco de atenção foi o papel da escola na vida dos adolescentes. Hoje proponho uma reflexão sobre o outro “eixo”, aquele que deveria ser, sem excepção, o “elo mais forte” na vida de todos nós (sobremaneira, dos adolescentes) - a família.
A acção educativa é tarefa de toda a sociedade, de todas as instâncias educativas por onde passa a criança. No entanto, ninguém nega a evidência de que à família cabe a primeira e permanente responsabilidade de orientar e desenvolver competências que permitam a construção de um projecto de vida consentâneo com as suas potencialidades e aspirações.
Desde o nascimento que a criança é um activíssimo receptor de estímulos e muito do que se passará no seu futuro estará altamente condicionado por este primeiro período da nossa experiência vital. Ballenato (especialista em Psicologia Educativa) considera mesmo que a infância é o período de treino mais importante para se aprender a viver o resto da vida”.
Assim, tal como fiz em relação à escola, proponho a seguinte reflexão: Estarão as famílias a cumprir o seu papel no respeita ao desenvolvimento pessoal, afectivo, social, relacional, cívico dos seus filhos? Terão vindo a ser implementadas verdadeiras políticas de família? Políticas que permitam aos pais que querem ter filhos, as condições necessárias para que possam fazer este acompanhamento aos filhos?
Nesta linha de pensamento considero oportuna a expressão do filósofo espanhol Ortega e Gasset : “eu sou eu e as minhas circunstâncias…”. (cada um interpretará como quiser e puder).

Não se trata, tal como considera a Doutora Teresa Sarmento, de encontrar e apontar culpados. Nem sequer se ambiciona uma resposta cabal para esta questão. Antes se pretende uma reflexão responsável e positiva sobre esta realidade que, não sendo nova, sempre se apresenta pertinente.

Maria

0 comentários:

Enviar um comentário