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Adolescência em Contexto Escolar: Um pouco mais sobre o conceito"adolescência"

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Um pouco mais sobre o conceito"adolescência"









A adolescência é uma etapa da vida na qual se observam mudanças fundamentais. O aspecto mais perceptível é que tudo se modifica necessariamente. Contudo, é difícil determinar quando começa ou quando termina esta etapa.
A adolescência é um tempo de transição. Esta transição está inerente na etimologia da própria palavra que deriva do latim “ad”:para olescere (olere): crescer. Numa primeira definição podemos dizer que a adolescência é a transição ou processo de crescimento.
A adolescência é um tempo de intensas transformações, as quais irão levar o adolescente a reafirmar os seus valores, a escolher a sua maneira de tomar responsabilidades, a alcançar a sua autonomia e a estabelecer a sua identidade, objectivo fundamenta desta etapa vital.
Para compreendermos melhor a adolescência considerarmos que esta transição é como iniciar uma viagem por um local desconhecido onde as inseguranças, as instabilidades, os mal-estares, os medos e as incertezas são componentes fundamentais deste tempo, bem como o entusiasmo, a coragem para vencer desafios, o aventurar-se em novos rumos, a ideação de construir novos projectos e essa energia que muitas das vezes surgem tão frequentemente. Temos portanto, todos nós educadores, estar atentos a estes “desafios” e tentar diagnosticá-los, compreendê-los e avaliá-los nos nossos jovens.
De qualquer forma, só com ajuda, o adolescente poderá alcançar o equilíbrio, o entendimento, a aceitação, o sofrimento e a resolução quer das novas quer das antigas questões que surgem. Para ele, o fundamental poderá passar pelo recorrer aos seus próprios recursos e acreditar nas suas capacidades.
O importante é que a adolescência se converta num período de “autonomia vigiada”, durante o qual os adolescentes se sintam apoiados nas suas tentativas de darem novos passos autonomamente, mas com a certeza de que estão a ser acompanhados pelos pais, pelos amigos, pela Escola, que não o vão censurar, mas sim acompanhar e orientar nesta fase de crescimento e afirmação pessoal.
Cabe a todos nós, com responsabilidades educativas, saber estar vigilante e contribuir de forma determinada e rigorosa para a valorização e crescimento harmonioso dos nossos jovens.
No mundo em que se tende para a massificação, é imprescindível construir uma educação que fomente a definição pessoal.
Concluindo, dever-se-ia realizar um verdadeiro trabalho de prevenção para que as adolescências futuras, tais como algumas hoje já o são, elaborando um programa, uma planificação que envolvesse os mais diversos sectores sociais. Um empreendimento multidisciplinar do qual façam parte adolescentes, psicólogos, educadores, intelectuais, políticos e outros, a fim de determinar as necessidades e estabelecimento de parâmetros que permitam a um adolescente interagir em sociedade sem que esta acelere ou retarde o seu processo de crescimento.


Colegas:
Tentei pesquisar um pouco sobre o conceito “adolescência” pois pensei que poderia ser útil ter bem presente na nossa acção educativa, em contexto escolar, o que este termo tem por base, pois só conhecendo é que podemos actuar e agir.

Bom trabalho
Paula Arnaud

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