GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Adolescência em Contexto Escolar

terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Olá colegas,

A adolescência é uma faixa etária bastante difícil de demarcar. Não há um momento concreto em que alguém se torna adolescente ou deixa de o ser. Há inclusivamente quem se refira a pré-adolescentes ou mesmo a pré-adultos. O conceito tem tanto de ambíguo como eles (os adolescentes) têm de imprevisibilidade. Este período de transição, entre a criança e o adulto, é fulcral na construção da identidade. A descoberta é contínua, são experienciados vários caminhos e formulados e reformulados os valores que são veiculados durante a infância.
Não raras vezes, este percurso resulta em problemas ou mesmo em crises (“Crise da adolescência”). Nesta fase, para além da família, o grupo de pares e a Escola deverão ser referenciais de primeira linha.
O adolescente vivencia uma espécie de metamorfose que nem sempre é bem «lida» pelos seus pais, pares e mesmo pela comunidade escolar. Esta metamorfose poderá oscilar entre altos e baixos. As descobertas constantes trarão momentos felizes e outros menos felizes.
A Escola, em trabalho de parceria com as Famílias, poderá ser fundamental na ajuda à construção da identidade dos jovens. A Escola deve ser cada vez mais um território propiciador de encontros e relações positivas e potenciar os alicerces de projectos de vida sustentados em valores que, muitas vezes, aí começam a despontar, especialmente no seio dos amigos com quem passam grande parte do seu tempo.

Marlene

2 comentários:

Anónimo disse...

Este espaço poderá ser muito interessante porque muito há para debater acerca desta temática: a adolescência na escola.
Parabéns pela iniciativa e força na prossecução do projecto que agora dá os primeiros passos.

JC

Anónimo disse...

o vosso texto ajudou -me

Enviar um comentário