GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Adolescência em Contexto Escolar: O culto da imagem: Anorexia e Obesidade

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O culto da imagem: Anorexia e Obesidade

Um problema de saúde que deve preocupar a sociedade contemporânea é a anorexia e a sua «associada» bulimia. A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar provocada por uma dieta alimentar insuficiente e rigidamente seguida. Numa sociedade, cada vez mais hedonista, em que a imagem é fundamental, o culto do corpo tem-se tornado uma obsessão para muitas pessoas. A corrida aos ginásios não pára de aumentar, em idades cada vez mais precoces, as operações de reparação estética são cada vez mais requisitadas. Hoje, mais do que nunca, existe um ideal de beleza baseado na magreza das pessoas. Longe vai o tempo em que se considerava que a gordura como sinónima de formosura. Os estereótipos de beleza, associados a um período de formação de identidade e de integração em grupos de iguais, podem tornar-se tremendamente perigosos para os adolescentes. As chamadas de atenção, para esta problemática, têm vindo a surgir nos media que nos dão conta de algumas campanhas de sensibilização para o perigo de morte provocados por estes distúrbios alimentares.
Em Espanha as modelos que tenham um peso inferior ao normal foram proibidas de desfilar. Há também vozes que se erguem contra os retoques possibilitados pelo Photoshop que permitem, por exemplo, publicar fotos de beldades com as designadas «cinturas de vespa». Algo começa a ser feito para combater este flagelo, mas urge dar início a um trabalho mais consistente. Este trabalho poderá ser iniciado e fomentado nas escolas, essencialmente através de uma verdadeira educação alimentar. Penso que a presença de um profissional da área da nutrição, ainda que não seja a tempo inteiro, nos agrupamentos de escolas, poderá ser fulcral na senda da alimentação equilibrada.
Quando me refiro a uma alimentação equilibrada, não equaciono apenas os perigos resultantes da privação de alimentos. Não nos esqueçamos que no outro extremo, ou talvez não, está o grande problema de saúde pública das sociedades ocidentais: a obesidade. Os perigos para a saúde inerentes à obesidade, especialmente quando esta evolui para a designada «obesidade mórbida», são imensos. Paralelamente, outro problema surge associado às pessoas obesas, especialmente no que concerne aos adolescentes, a imagem que os colegas têm deles e a auto-imagem que estes vão construindo podendo resultar destes dois vectores uma carga psicológica negativa e muito destrutiva da auto-estima do adolescente obeso.

Marlene

1 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui estão dois problemas, a anorexia a obesidade, que dão água pela barba aos técnicos que os tentam solucionar ou minorar. Cada contributo é uma ajuda.
Estas reflexões são, sem dúvida, preciosas para que possamos amadurecer ideias.

Liliana Sousa

Enviar um comentário