GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Adolescência em Contexto Escolar: A importância da escola na vida do adolescente

domingo, 6 de dezembro de 2009

A importância da escola na vida do adolescente

A importância da escola na vida do adolescente

A importância da escola não está apenas nos conteúdos pedagógicos que transmite (havendo cada vez mais quem considere que nem sequer é a maior) pois exerce vários outros efeitos sobre o aluno. Diversas aprendizagens que não estão previstas no currículo formal são experimentadas pelo adolescente durante a sua vida escolar, constituindo-se como uma grande experiência de socialização, de convívio com as diferenças, de todos os tipos e em todos os níveis. É nesse território que se dão encontros e relações, que o jovem questiona valores e começa a esboçar o seu projeto de vida. É, muitas vezes, onde o adolescente tenta encontrar/formar o seu "grupo de iguais". Para além disso, na escola o adolescente tem a oportunidade de conviver com outros adultos que não os seus pais e de identificar outros modelos de referência, o que tem uma repercussão marcante na consolidação da sua auto estima, tanto no sentido positivo quanto no negativo.
Como uma obra em construção, a adolescência acontece principalmente em espaço escolar, onde o jovem passa boa parte do seu dia , podendo dizer-se que a escola representa o "microcosmo da sociedade", no qual o adolescente se prepara para lidar com situações com que se defrontará "no mundo lá fora". (Que bom seria que o fizesse da melhor forma!)

Assim, tendo a escola todos estes efeitos e repercussões sobre o adolescente, correspondendo a uma experiência que afecta todos âmbitos da vida, podemos e devemos questionar até que ponto o actual modelo educacional tem contribuído para o desenvolvimento equilibrado das múltiplas potencialidades do ser humano, indispensáveis para a sua formação global?

É apenas um ponto de reflexão que pretendo aqui lançar, na certeza de que não encontraremos resposta total, mas , ainda assim, com a convicção de sempre poderemos contribuir para uma maior e melhor compreensão da realidade.

Maria

1 comentários:

Anónimo disse...

Olá Maria:

Acabei de reler a tua publicação e falas de uma "problemática" muito importante, na escola actual.Efectivamente os nossos adolescentes passam a maior parte do seu dia em contexto escolar e será que este está consciente do contributo que poderá dar no acompanhamento e crescimento da comunidade discente? Fica a questão...Além disso a grande maioria dos alunos considera os docentes como uma referência e estão permenentemente observadores e críticos. Cabe a todos nós "agarrar" esse "desafio" e contribuir através da nossa maneira de ser e estar para a o acompanhamento e crescimento global e harmonioso dos nossos jovens.

Bom trabalho

Paula Dias

Enviar um comentário